Muitas cafeterias já entenderam que a internet é uma excelente ferramenta de marketing capaz de atrair novos clientes, divulgar e comercializar seus produtos e despertar o interesse do público por seus serviços. Ter uma presença online gera um impacto direto na imagem da empresa, nos seus resultados e no seu faturamento.

Entretanto, é comum surgir muitas dúvidas sobre como entrar no mundo digital, especialmente quando não se tem conhecimento algum no assunto.

Para você que deseja investir no marketing digital da sua cafeteria, mas não tem ideia por onde deve começar, confira as principais ferramentas para iniciar esta empreitada.

Tudo começa no Google

O Google é uma empresa de serviços online que oferece diversos produtos e serviços baseados na internet. Entre seus ferramentas está o Google Meu Negócio, que possibilita que as organizações gerenciem gratuitamente suas presenças online – através da pesquisa no buscador e no Maps.

Essa é uma ótima solução para iniciar a divulgação de sua cafeteria na internet, pois ao preencher suas informações, além de ajudar as pessoas a encontrar o seu estabelecimento, pode construir relacionamentos e visualizar as avaliações dos seus clientes.

Se você tiver condições de investir em publicidade, o Google também oferece o AdWords, uma ferramenta que permite que sua cafeteria seja encontrada nas buscas no momento em que as pessoas pesquisarem pelo o que você oferece. Você só terá que pagar quando alguém clicar no seu anúncio e o valor por clique é flexível, ou seja, você é quem define quanto deseja investir.

Página no TripAdvisor

O TripAdvisor é uma plataforma que reúne informações sobre destinos, meios de hospedagem, restaurantes e diversas atrações pelo mundo. Muito utilizado como fonte para o planejamento de viagens, o site disponibiliza também as avaliações e experiências dos viajantes.

No TripAdvisor é possível cadastrar a sua cafeteria, incluir informações relevantes como horário de atendimento, faixa de preço, refeições servidas, além de endereço, telefone, link do seu site e fotos do seu estabelecimento.

Seus clientes podem avaliar a sua cafeteria e quanto mais avaliações ela tiver, mais conteúdo os viajantes terão em mãos antes de concluir o planejamento de sua viagem, aumentando as chances de visitarem o seu café ao chegar em seus destinos. Além disso, quanto mais recentes forem as avaliações, mais atual e relevante será o conteúdo para os futuros clientes.

Redes sociais: Facebook e Instagram

Já não é novidade que as pessoas passam muito tempo nas redes sociais. Seja para ver o horário de atendimento de determinado local, saber quais são as comidinhas servidas no estabelecimento ou até acompanhar as postagens porque ficou com vontade de conhecê-lo são apenas alguns exemplos do que fazemos ao consultar a página de uma cafeteria.

Por isso é tão importante ter uma presença ativa e compartilhar seus conteúdos através do Facebook e do Instagram. Essas plataformas são poderosas aliadas devido ao grande número de pessoas que as utilizam diariamente. Além de traçar um plano de atuação para cada rede, com uma frequência bem definida e com conteúdo diversificado para o público, existe ainda a possibilidade de criar anúncios para serem veiculados na timeline dos usuários a fim de impactar ainda mais pessoas, incentivando-as que conheçam a sua cafeteria. Com eles, você poderá determinar seu público com base na localização, idade, interesses e ainda, definir o gasto diário em cada anúncio.

Agora você já sabe qual o caminho que precisa seguir para começar a divulgar a sua cafeteria na internet! Caso tenha alguma dúvida e queira trocar algumas ideias sobre como o marketing digital pode ajudar o seu café me manda um alô! 🙂