Você já parou para pensar como aproveitar da melhor maneira o espaço da sua cafeteria? Além de ter um ambiente propício para que os clientes circulem tranquilamente, que tal ir além e oferecer atrativos para manter um fluxo constante de pessoas e sempre com um público diferente?

A promoção de eventos é uma alternativa que pode contribuir para manter o movimento da cafeteria sempre alto, além de aumentar também seus lucros e consolidar sua imagem no mercado.

O ambiente de uma cafeteria pode ser muito versátil e comportar diversos eventos – mas desde que tenha uma estrutura adequada para recebê-los e uma pessoa que cuide de todos os detalhes da organização. É importante pensar também se a proposta desses encontros combinam com os ideais do café.

É muito comum que algumas cafeterias já aluguem seu espaço para eventos fechados como festas particulares, encontros empresariais, aniversários e confraternizações. Mas que tal pensar em novas alternativas e promover outros tipos de eventos em seu café? Confira algumas ideias.

Festivais sazonais

Alguns estabelecimentos sofrem com a sazonalidade em algumas épocas, por isso, promover festivais com uma programação especial e diversificada para um determinado período pode ser uma forma expressiva de diminuir esse impacto.

Lançamentos de livros

Já sabemos que café + livros é uma combinação perfeita! Por isso, sua cafeteria pode ser um ambiente propício para lançar novos títulos e reunir autores para bate-papos e sessões de autógrafos.

Workshops e oficinas

Que tal poder transmitir conhecimento ao seu público? Qual tipo de conteúdo ele poderia se interessar e estar cada vez mais engajado com a sua cafeteria? Já pensou em explorar todo o universo do café com curiosidades e informações interessantes, dicas de preparo na prática para que as pessoas aprendam mais sobre o grão? Esse é apenas um dos caminhos que você pode seguir. Faça uma pesquisa rápida e pergunte sobre os interesses dos seus clientes. Com esse feedback você pode ter ideias de temas para promover esses encontros em prol do conhecimento em sua cafeteria.

Palestras e meetups

Promover encontros e debates com pessoas influentes em um ambiente menos formal facilita a circulação dos convidados e o networking entre eles. Convide profissionais e incentive a troca de experiências entre o público participante!

Exposições

Além de ser o responsável pela preparação, concepção e montagem de exposições, um curador de arte tem contato com artistas e obras locais e/ou estrangeiros. Que tal fazer uma parceria com um profissional dessa área e ter obras de arte, fotografias, pinturas, instalações e outros trabalhos expostos em sua cafeteria? Você pode atrair um público que aprecia esse tipo de evento cultural e tornar-se referência por promover essas iniciativas.

Música ao vivo

Atente-se ao cenário musical da sua cidade. Conheça o trabalho dos artistas e bandas locais, analise quais combinam com o perfil do seu público e convide-os para tocar em sua cafeteria. Além de proporcionar um momento especial aos seus clientes, essa é uma boa oportunidade para valorizar e divulgar o trabalho dos músicos locais, fazendo com que mais pessoas os conheçam.

Para receber esses tipos de eventos em seu café é importante sinalizar que o espaço está aberto a essas oportunidades.

E lembrando que antes de promover eventos na sua cafeteria é fundamental pensar também em quando e em quais meios eles serão divulgados, deixando claro todas as informações como data, horário, taxas de couvert e necessidade de fazer inscrições com antecedência, por exemplo.

Você já promoveu algum evento em sua cafeteria? Compartilhe como foi essa experiência através dos comentários!