O número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil é cada vez maior. Se em 2016, ano que o país sediou as Olimpíadas recebemos 6,6 milhões de visitas, para 2017 a expectativa é que o fluxo de estrangeiros cresça em torno de 6% – tendência registrada nos outros países que também sediaram o evento.

Mas para atender esses turistas da melhor maneira e proporcioná-los uma boa experiência em terras nacionais é preciso ter alguns cuidados. Você sabe como atender e receber estrangeiros em sua cafeteria?

Confira algumas sugestões que os deixarão satisfeitos com o seu estabelecimento.

Amplie as opções de pagamento

Para receber os clientes estrangeiros em sua cafeteria é fundamental ir além do cartão de crédito e ampliar as opções de pagamento. Utilizar um sistema online como o PayPal, que é internacionalmente conhecido, oferece muitas facilidades – tanto para você como para o turista estrangeiro. Além disso, fazer uma parceria com uma casa de câmbio da sua região proporciona muita comodidade caso ele queira comprar moeda local.

Cardápio adaptado

Os cafés e comidas servidos na sua cafeteria certamente são diferentes dos que são servidos em outro estabelecimento, principalmente se pensarmos nas opções que existem fora do Brasil. Por isso, disponibilizar um cardápio digital ou ter uma versão do seu cardápio traduzido para inglês e espanhol pode fazer toda a diferença. Além de estar em outro idioma, é importante mostrar as fotos dos pratos e das bebidas, adicionando descrições e explicações sobre os ingredientes utilizados em cada uma das preparações.

Com essa ferramenta, o cliente estrangeiro pode fazer seu próprio pedido e a possibilidade de falhas e erros humanos no atendimento é reduzido.

Mas atenção: muito cuidado para não traduzir ao pé da letra o seu cardápio. É importante contar com a ajuda de um especialista para te orientar nesta tarefa caso não tenha domínio do idioma escolhido.

Time capacitado

Além de ter os materiais informativos em outros idiomas é importante ter em sua equipe colaboradores que falam inglês e/ou espanhol. Estimular que eles aprendam as informações básicas e importantes sobre cafés e gastronomia é essencial para que dialoguem com os turistas e proporcionem uma ótima experiência a eles.

Presença online

As buscas na internet crescem a cada dia e muitas pessoas utilizam a internet para saber mais informações sobre um estabelecimento antes de visitá-lo. Para atrair os turistas estrangeiros e destacar a sua cafeteria no mercado é fundamental que ela esteja presente no mundo digital.

Ter um site e uma página do seu café no Facebook e no Instagram ajuda os clientes a encontrá-lo, permitindo que os visitantes postem fotos, marquem a localização, utilizem hashtags e divulguem a sua cafeteria. Destaque nas descrições das páginas que clientes estrangeiros são bem-vindos, assim eles entenderão que o seu café está apto a recebê-los. Além disso, ter uma versão do seu site em outros idiomas ajuda nesse reconhecimento.

Ao estar preparado para conversar e disponibilizar as informações em inglês ou outros idiomas, você mostra atenção e cuidado com o público estrangeiro que deseja conhecer a sua cafeteria.

Você costuma receber clientes estrangeiros em seu café? Compartilhe comigo as suas experiências! 🙂