Receber feedback dos clientes é extremamente importante para avaliar as opiniões sobre o produto ou serviço que está sendo ofertado. Seja qual for o ramo de atuação da empresa, em algum momento, haverá alguma queixa. Com a internet, escrever críticas e comentários negativos em sites especializados e redes sociais está ao alcance de todos. Você que tem uma cafeteria provavelmente já deve ter passado por essa situação.

Mas você sabe como agir diante das reclamações dos seus clientes da melhor maneira? Confira algumas dicas abaixo.

Seu cliente fez uma reclamação enquanto estava na cafeteria? Então você consegue agir durante o tempo em que ele ainda está lá. Se você é o dono ou o responsável pela cafeteria, apresente-se e vá pessoalmente verificar o que houve. Mesmo que não consiga contornar a situação, a tomada de decisões foi feita de forma ágil.

Seja sempre atencioso, independente do tamanho da reclamação. Encantar o cliente com o seu atendimento e demonstrar que a sua cafeteria se preocupa com seu bem-estar pode conquistar sua fidelidade e fazer com que ele retorne.

Já pensou em compensar o seu cliente com um desconto ou um item exclusivo? Essa atitude pode ser muito útil para reverter uma experiência negativa. Oferecer um voucher, dar a ele uma cortesia ou um produto, por exemplo são ações que podem mudar a forma como o cliente enxerga sua cafeteria.

Falando do mundo virtual, os comentários negativos que aparecem na internet geralmente são feitos após a experiência na cafeteria. Por isso é fundamental estar atento ao seu site/blog (caso haja algum campo aberto para comentários), páginas como o TripAdvisor e nas redes sociais – comentários, publicações e avaliações -, e responder cada interação com calma e educação. Tente entender qual foi a expectativa que não foi atendida e o que houve de errado durante o período em que o cliente esteve na cafeteria. Identificando o problema exato você pode melhorar e evitar que esses comentários sejam recorrentes.

Reserve um tempo para entrar em contato com o cliente. Identifique-se e diga a ele que você tem conhecimento dos comentários e que as devidas providências estão sendo tomadas.

Seja pessoalmente ou através da internet, jamais ignore um comentário feito por um cliente. Se ele fez uma queixa nas redes sociais, mas você preferiu ligar, após o contato registre o que foi falado por telefone. Dessa forma as outras pessoas entendem que a reclamação foi atendida.

Aproveite da melhor forma essas reclamações. Atendendo a essas queixas você tem a oportunidade de melhorar a eficiência da sua cafeteria, corrigir erros e acima de tudo, aumentar a satisfação dos seus clientes, mostrando que sua empresa está sempre disposta a atendê-los!