Seja através do celular ou do computador, as pessoas vivem conectadas. A internet se tornou uma poderosa ferramenta de marketing capaz de atrair usuários e despertar o interesse por um produto ou serviço. Muitas empresas já entenderam que ter uma presença online gera um impacto direto na sua imagem, nos seus resultados e no seu faturamento.

Para as cafeterias, esse também é um meio que deve ser utilizado para promover a marca e seus produtos. Mas você já parou para pensar como divulgar a sua cafeteria de uma forma eficaz na web? Como aproveitá-la para se aproximar dos seus clientes?

É comum surgirem muitas dúvidas sobre como entrar no mundo digital, por isso preparei um post com 6 passos para fazer o marketing digital ter resultado no seu café. Confira:

1. Tenha um site atrativo e responsivo

É fundamental que a sua cafeteria tenha uma página bonita e com aspecto profissional. Investir em um site com bom conteúdo institucional, fotos do espaço, informações sobre o cardápio, opções de pagamento, agenda (de cursos ou outros eventos) e dados para contato/localização são itens essenciais e que devem ser comunicados.

Se você vende grãos de cafés especiais, acessórios e utensílios para preparar um bom café, que tal expandir suas vendas através do digital? Considere ter um e-commerce para oferecer os seus produtos e atingir um público ainda maior.

Outro canal importantíssimo para a sua cafeteria é o blog – e ele pode ser instalado dentro do próprio site. Através dele, você poderá entregar conteúdo relevante ao seu público divulgando informações sobre o universo do café, os cursos e workshops que você oferece, festivais que participa, promoções especiais, novidades em produtos da sua loja online, entre outros. Temas sobre o assunto não vão faltar! Esses artigos relevantes facilitarão para que os motores de buscas – como o Google – te coloque nas primeiras páginas das pesquisas.

Mas lembre-se: a navegação pelo celular aumenta a cada dia, por isso, é fundamental que o seu site + blog sejam responsivos, ou seja, que se adaptem a qualquer tamanho ou resolução de tela.

2. Tenha presença nas redes sociais

Abrir o Facebook para ver o horário de atendimento de determinado local. Checar o Instagram para ver quais são as comidinhas servidas no estabelecimento. Curtir a página de um lugar e ficar acompanhando suas postagens porque ficou com vontade de conhecê-lo. Esses são apenas alguns exemplos do que fazemos ao consultar a página de uma empresa nas redes sociais.

Ter um perfil ativo e compartilhar seus conteúdos através dessas ferramentas são poderosos aliados devido ao grande número de pessoas que utilizam e estão engajadas nestas plataformas. Mas não adianta sempre postar a mesma imagem ou sobre o mesmo tema. É imprescindível traçar um plano de atuação para cada rede, com uma frequência bem definida e oferecendo conteúdo diversificado e que agregue valor para o público.

3. Cadastre-se em sites especializados

Sites e aplicativos especializados em reviews de estabelecimentos como TripAdvisor, Foursquare e Kekanto recebem um grande volume de visitas por mês, por isso, ter a sua cafeteria cadastrada nesses espaços é uma boa oportunidade para que ela fique mais conhecida.

Ao divulgar a sua cafeteria nesses portais além do seu site ganhar mais visibilidade, você ainda pode analisar as informações e os feedbacks que os clientes deixaram após visitar o seu café.

4. Preocupe-se com o SEO (busca orgânica do Google)

SEO são estratégias e técnicas que visam fazer um site subir no ranking dos motores de busca, por isso é importante identificar as palavras-chaves relacionadas com o seu negócio e quais termos as pessoas utilizam para fazer pesquisas. Se a sua comunicação está otimizada e você oferece conteúdo relevante no seu blog utilizando essas palavras e termos com maior volume de pesquisas, pode analisar o desempenho de cada um deles, quais são os que dão mais resultados e trazem mais visitas ou leads para o seu site.

5. Tenha listas de e-mails

É fundamental criar a sua própria mailing list com usuários realmente interessados em receber os seus e-mails. Ter como captá-los em seu site facilita a construção de um banco confiável. Dessa forma, você pode disparar newsletters para este público selecionado oferecendo vantagens, descontos, comunicando sua agenda de cursos ou eventos, além de conseguir aplicar pesquisas de satisfação.

Importante: não gaste dinheiro comprando listas. Enviar comunicados para pessoas que não solicitaram recebê-los irá sujar a reputação da sua cafeteria.

6. Analise todas as métricas

Na internet é possível medir e analisar diversos dados. Instalando o código do Google Analytics em seu site você pode ter acesso a todos os dados de visitas, além de visualizar em números e gráficos diversas informações sobre quem é o seu público, de que região você tem mais acessos e até quantos estão retornando ou entrando pela primeira vez em seu site. As mídias sociais também oferecem ferramentas de estatísticas onde você pode mensurar as informações de cada canal. Analisar esses dados são indispensáveis para você avaliar o seu desempenho na web e otimizar sua estratégia.

A internet oferece grandes oportunidades para qualquer negócio, inclusive para as cafeterias. Aproveite essas dicas e maximize o posicionamento do seu café no mundo digital!

Ficou com dúvidas e quer trocar algumas ideias sobre como o marketing digital pode ajudar a sua cafeteria? Manda um alô e vamos tomar um café! 🙂