Trabalhar em cafeterias é uma ótima opção para profissionais que buscam alternativas aos escritórios ou aos home-office. Essa mudança de ambiente pode ser muito saudável, afinal, trabalhar sentindo o aroma maravilhoso do café estimula a criatividade e aumenta a produtividade.

Mas não adianta ser um ótimo lugar para trabalhar se as pessoas não colaboram!

Mesmo que você já seja um frequentador de cafeterias para trabalhar ou realizar reuniões, é importante seguir algumas ~regrinhas~. Afinal, você não quer ser reconhecido como aquele chato que vem sempre aqui.

Em nome do bom relacionamento entre clientes e cafeterias, atenção para nossas dicas!

1) Saiba quais cafeterias são work-friendly

Algumas cafeterias não são adeptas à essa tendência.

Por isso, ao chegar no local, pergunte aos funcionários ou ao barista se eles concordam que você passe algumas horas trabalhando ali ou consulte o Workafe antes de sair de casa e veja as opções de cafeterias work-friendly disponíveis na sua cidade. 😉

2) Não utilize um espaço maior do que precisa

Ao encontrar uma mesa com uma tomada por perto, tente ocupar o menor espaço possível.

Opte por uma mesa pequena ou se ofereça para compartilhar uma grande. Além disso, deixe as coisas que não vai utilizar na mochila ou leve apenas o necessário, mantendo-as próximo de você e evitando deixá-las espalhadas. 

*Em algumas cafeterias pode não haver muitas tomadas. Se você tiver um filtro de linha pode utilizá-lo para compartilhar com outras pessoas. 😉

3) Consuma algo

Lembre que se você está ocupando o espaço de um café você deve ajudar a pagar suas contas, afinal, o estabelecimento precisa ter lucros para continuar existindo.

Por isso, procure sempre consumir alguma coisa no local em que você escolheu para passar algumas horas ou o dia todo. E por favor, não leve sua própria comida ou bebida!

4) Seja discreto ao trabalhar

Ouvir música ou áudios sem fones de ouvido não dá, né?!

Sempre deixe-os na mochila para nunca os esquecer em casa! Além de não atrapalhar as outras pessoas, eles são uma ótima alternativa para manter o foco e não se atentar aos burburinhos do local.

Ligações em voz alta: sem chance. Respeite o espaço e principalmente, as outras pessoas que estão tentando trabalhar ou estão aproveitando seu momento de descanso na cafeteria. 

Procure deixar seu celular no silencioso. Assim você evita que todos ouçam cada notificação, mensagem ou ligação que você receber.

Cuidado com o que você vai assistir. Não veja nenhum conteúdo ofensivo na tela do seu computador enquanto estiver nesse ambiente compartilhado.

5) Deixe o espaço como encontrou 

Mantenha o local que está utilizando o mais organizado possível.

Deixar a mesa toda bagunçada, por exemplo, não é nada legal. Arrume tudo, recolha e jogue fora o seu lixo quando acabar o trabalho e estiver pronto para ir embora.

6) Observe os horários de atendimento e os horários de pico

Se você pretende passar grande parte do seu dia trabalhando em um café e possui flexibilidade em seus horários, considere ir quando o local estiver menos cheio.

Ao evitar horários de pico você terá um pouco mais de tranquilidade e não se sentirá incomodado em estar ocupando uma mesa para trabalhar.

Além disso, deixe a cafeteria alguns minutos antes de fechar. Não faça os baristas terem que pedir para você sair.

7) Mantenha a simpatia!

Mostre-se uma pessoa interessante e amigável.

Se for ficar durante muitas horas, apresente-se, diga que você vai trabalhar no espaço. Se você frequenta sempre a mesma cafeteria, faça amizade com os baristas ou tire um tempinho para conhecer as pessoas que também trabalham no local.

Cause uma boa impressão e será sempre bem-vindo. 🙂

Utilizando um pouco de bom senso é possível ser bem-vindo em qualquer ambiente, por isso, pratique boas maneiras enquanto estiver utilizando o espaço de uma cafeteria para trabalhar.


O Workafe apóia as cafeterias que oferecem estrutura para quem precisa de um espaço diferente para trabalhar!